quinta-feira, 14 de maio de 2015

Como fazer um vestido grego para sua boneca




O primeiro passo para fazer qualquer coisa é pesquisar. Eu tenho um livro que comprei sobre história do vestuário que tem bastante desenhos de roupas, desde Egito e Grécia antiga até a Europa do século XIX. O livro só vai até o século XIX, pois foi escrito nessa época. É um bom guia de vestuário e os desenhos são bem legais.

Segue a referência:

Auguste Racinet
Editora Taschen

O livro dá uma ideia de como os gregos se vestiam, mas não ensina a montagem da roupa. Nada que uma busca no google não tenha resolvido. A página Greek Dress ilustra de forma simples como montar um vestido grego. Basicamente as gregas antigas se enrolavam em lençóis.  A roupa era montada usando um grande pedaço de tecido que era preso em dois pontos nos ombros e para arrematar, amarravam uma cordinha na cintura.

Considerando as instruções do link  Greek Dress, fiz uma pequena adaptação. Ao invés de deixar a abertura do tecido do lado, deixei a abertura pra traz. Está adaptação facilita colocar e tirar o vestido da boneca. Com a abertura atrás, vestir a boneca funciona como se fosse uma camisa aberta atrás. Com a abertura lateral teríamos que vestir a roupa por cima, tendo o cuidado de deixar um buraco suficientemente grande para passar a cabeça e a cava grande o suficiente para passar as mãos e o braço. Além do mais, com a abertura atrás, podemos fazer um decote mais bonito nas costas e aproveitar o tecido para fazer uma cauda no vestido, por exemplo.

Se basta enrolar sua boneca em um pedaço de pano, a opção de vestido grego é bem fácil e rápida de implementar, além de não requerer grandes dotes de alfaiataria.

Acabei montando duas versões de vestido, uma para a minha Boboobie Iris e uma para minha Hujoo Selena. Ambas são bonecas 1/4.

O primeiro passo é separar o material a ser usado:

1) Lenço quadrado comprado em uma loja de acessórios femininos. Comprei dois lenços, um branco de 90x90cm em cetim e um rosa de 50x50cm em crepe. Obvio que ambos os tecidos são sintéticos, mas o importante nas roupas de boneca é que o tecido seja fininho e molinho de forma a não ficar todo duro e armado depois da roupa pronta. Pode-se usar pedaços de tecido ao seu gosto, mas optei pelos lenços pelo custo baixo, pela textura do tecido e por não precisar fazer a bainha nas bordas do tecido. Usando lenço, não é preciso ter uma máquina de costura.

Iris / Cetim branco
Selena / Crepe rosa

2) Agulha e linha nas cores dos tecidos.

3) Colchetes de pressão ou velcro para fechar o vestido. (OS gregos não usavam colchetes, mas nós os temos para facilitar a vida)

4) Fitas, cordão ou barbante para amarrar na cintura. No caso, usei cordão prateado para o vestido rosa e dourado para o vestido branco.

4) Enfeites para decorar a roupa, Comprei alguns botões enfeitadinhos para fazer o acabamento no ombro, como se fossem broches.

Considerando o uso de lenços, achei o formato quadrado a melhor opção. As echarpes são muito longas o que iria exigir que se desse diversas voltas de tecido em torno da boneca. Não daria muito certo.

Materiais usados.


Primeiro passo da montagem:

O primeiro passo na montagem do vestido e passar o lenço a ser usado no vestido, para então iniciar a montagem. O tecido rosa, por ser menor gerou um vestido curto e o branco um vestido longo com cauda.

Quando o tecido não apresenta diferença entre o lado avesso e o direito, podemos dobrar o tecido de forma que a parte interna, que fica em baixo, fique um pouco mais comprida como mostrado nos desenhos do link  Greek Dress. O vestido com lenço rosa de crepe foi montado desta forma, porém como o tecido é transparente, então a dobra foi feita de forma que a parte mais curta alcançasse a altura dos joelhos.

Medindo a dobra do tecido para o vestido de crepe.
No caso do cetim, o avesso é opaco, então optei por dobrar o tecido exatamente no meio. Na hora de passar o tecido, pode-se marcar a dobra com o ferro de passar roupa para facilitar a montagem posteriormente.

Medindo a dobra do tecido para o vestido de cetim.

Segundo passo da montagem:

O próximo passo da montagem é medir os pontos onde o tecido será preso no ombro. Podemos marcar os pontos com alfinetes ou alfinetes de gancho. Prendendo com alfinetes de gancho, fica mais fácil testarmos se ficará fácil vestir a boneca. Lembre-se que a cava do vestido deve ser grande o suficiente para passar as mãos da boneca.

Prendendo dois pontos no ombro.


Prendendo dois pontos no ombro.

Terceiro passo da montagem:

Após prender os dois pontos no ombro, é importante testar a peça se ficou fácil de vestir na boneca, se as partes estão simétricas e se o arranjo deu um bom caimento para o vestido.


Testando caimento e facilidade de vestir.


Quarto passo da montagem:

Se o passo anterior foi satisfatório então agora devemos prender os ombros definitivamente costurando. Neste momento podemos adicionar os ornamentos no ombro no mesmo ponto onde costuramos.

Para enfeitar o ponto da costura e ao mesmo tempo disfarçar foram usados botões decorados.




Sequência de montagem da costura com o botão.
Após costurar os dois lados, é só tirar os alfinetes e testar o vestido mais uma vez na boneca.

O mesmo procedimento foi feito para o vestido branco.

obs: Não Achei a minha linha rosa então tive que usar a que me pareceu mais próxima do tecido, a laranja. 

Quinto passo da montagem:

Depois de costura os ombros, vista o vestido na boneca e passamos para o quarto passo que é pregar os colchetes na parte de trás para fechar o vestido. Aqui o vestido branco foi fechado de forma diferente do rosa.

O vestido rosa foi fechado com dois colchetes de pressão alinhados na vertical. Optou-se por este tipo de fechamento pois a medida do lenço rosa é menor, resultando em menos tecido para o transpasse para o fechamento do vestido. Se fosse usado apenas um colchete na parte superior do vestido, este tenderia a abrir ao colocarmos a boneca sentada. 




Sequência de fechamento do vestido rosa.


Como o vestido branco foi feito com um lenço maior, houve a possibilidade de fazer um tipo de fechamento com decote nas costas.

Primeiro dobre o tecido para formar o decote desejado
 
Pregue o colchete
Vestido fechado.
No caso do vestido branco, como há bastante tecido para o transpasse, um colchete só na parte superior das costas é o suficiente para manter o vestido fechado.

Sexto passo da montagem (finalização):

Para finalizar o vestido, amarramos uma fita ou cordão na cintura da boneca. Pode-se também usar um cinto. Optei por usar um cordão prata para o vestido rosa e dourado para o branco.

Amarrar cintura do vestido.
Para amarrar o barbante, ajeite a dobra do tecido e prenda o barbante ou fita na cintura.

Resultado final:

Iris - Frente
Iris - Costas
Selena - Frente
Selena - Costas

E assim temos os vestidos prontos em uma tarde. E olha que demorei um pouco mais pois precisava tirar fotos e planejar o que colocaria neste post.




Nenhum comentário:

Postar um comentário